Raças de Pelos Longos
Peruano
Raça de pelos longos e lisos com uma roseta na testa e duas no dorso, além de topete e barba.

Sheltie
Pelos longos e lisos, sem rosetas. O pelo da cabeça acompanha o restante do corpo, não formando franja. É uma raça considerada base para outras raças. Tem temperanto ativo e dócil.

Coronet
Pelo liso, comprido e com uma tipica coroa na cabeça. O pelo da face é curto, mas pode ter bochechas com barba. Temperamento ativo e muito dócil.

Alpaca
Pelo comprido encaracolado e duas rosetas nas costas com uma franja. Esta raça é originária da Inglaterra. Os primeiros exemplares da raça já estão nascendo no Brasil. Tem um temperamento muito tranquilo, silencioso e dócil.

Texel
Pelo comprido e encaracolado, mas sem rosetas. Na face o pêlo é curto e áspero. Os bigodes são encaracolados. O pêlo no peito é encaracolado. Bons caracois no peito quando o animal é jovem, indicam um exemplar de boa qualidade em adulto. A mutação responsável pelo pêlo encaracolado é recessiva. Já existem alguns exemplares se reproduzindo no Brasil.

Merino
Merinos são originario do cruzamento de Coronet com Texel. Tem o pêlo comprido e encaracolado do Texel e a coroa do Coronet. Os primeiros exemplares estão começando a nascer no Brasil.

Lunkarya
A raça teve origem na Suécia onde em 1986 o primeiro porquinho com a nova mutação foi descoberto. É u no Brasilma raça muito semelhante ao Texel, mas nesse caso a mutação responsável pelo pêlo encaracolado é dominante. Essa raça ainda não existe no Brasil.

Angorá
Raça de pelos semi-longos com rosetas pelo corpo. As rosetas devem estar posicionadas simetricamente. O pêlo não deve ser mais longo que a distância ao chão. Tem pêlo curto na cabeça, barriga, patas e traseiro, e partes de pêlo longo nas costas. Bastante comuns no Brasil, mas não é uma raça reconhecida oficialmente.

Mohair
Com Originário do cruzamento de Texel com Angorá. Com pelos semi-longos, com rosetas pelo corpo e pelos encaracolados. Não é uma raça reconhecida oficialmente.

Raças de Pelos Curtos
ingles
Pelo liso e curto. Deve mostrar um crescimento na horizontal (da cabeça para trás). São os mais comuns. É o tipo de pêlo original da raça selvagem de porquinhos. Muito ativo e desconfiado. É preciso paciencia e carinho pra que se acostume com o contato humano
Ridgeback
Apareceu recentemente na Inglaterra. Ainda raro no Brasil. As suas características são pêlo liso com um crista distinta nas costas. O pêlo é curto. Tem um temperamento muito tranquilo, silencioso e dócil.


Abissinio
É a mais antiga de todas as raças de criação e é originário da Inglaterra. O pêlo é curto e áspero com redemoinhos ao longo do corpo. Nos porquinhos jovens, o pêlo é mais sedoso e torna-se mais áspero com o crescimento. Muito ativo e desconfiado. É preciso paciencia e carinho pra que se acostume com o contato humano.

Peruano de Pelo Curto
Tem as mesmas caracteristicas que o Peruano. Duas rosetas no dorso e uma na testa,mas com pelagem curta. Não é uma raça reconhecida, mas está a caminho do reconhecimento

English Crested (Coroado Inglês)
Como o nome diz é uma raça originária da Inglaterra. Os pelos são curtos e lisos e eles tem uma coroa na testa. Essa coroa tem sempre a mesma cor da pelagem.

American Crested (Coroado Americano)
Raça originária da América, de pelagem lisa e curta com uma coroa na cabeça como o English Crested, mas nessa raça a coroa é sempre branca.

US Teddy (Teddy Americano)
Pelagem muito curta e espetada, bigode encaracolado e pelos lisos no peito .

CH Teddy (Teddy Suiço)
Raça recente.Tem pêlo é áspero, tem mais ou menos 6 cm de comprimento e sem redemoinhos. Alguns exemplares podem apresentar uma coroa na testa, ,mas fica quase invisível em animais adultos. São ligeiramente maiores que a maioria das raças e possuem corpo forte e cabeça larga e arredondada

REX
Porquinho de pelos curtos, espetado, encaracolado no peito e no bigode. O filhote nasce com o pelo macio que vai se modificando até se tornar aspero. Raça originaria da Inglaterra. Ainda não existe no Brasil.

Cuy Peruano
Criados em escala comercial para corte. Sua carne é muito apreciada no Peru, Bolivia, Colombia e Equador. Seu tamanho é muito maior do que de outras raças.

Se divide em 3 raças:
Raça Peru

Raça precoce, com grande desenvolvimento muscular e rapido ganho de peso. Pelagem curta, dourada e branca. Podem ter pelagem lisa ou com rosetas na cabeça, orelhas grandes e caidas e olhos negros ou vermelhos. Os adultos pesam em média 2,5 kg e os filhotes nascem com o peso médio de 170gr.
Raça Andina

Sempre apresentam apenas pelagem branca, curta e sem rosetas e olhos negros. O peso médio do adulto é de 2 kg e os filhotes nascem em média com 115 gr. São muito prolificos.
Raça Inti

Resistentes e de facil adaptação. Muito prolificos. Tem em média 4 filhotes por ninhada. O peso médio do adulto é de 2 kg. De pelagem curta, lisa, branca e creme ou creme.
Raças sem Pelos
Essas raças sem pelos tiveram a sua origem no final dos anos 70 em porquinhos criados em laboratórios. A ausencia de pelos ocorre graças a uma mutação natural e não a manipulação genética.
Devido à ausência de pêlo tem mais chances de sofrer arranhões e são mais sensiveis ao sol e as mudanças de temperatura. Seu metabolismo é mais elevado porque precisam de mais energia para manter a temperatura do corpo, por isso precisam ingerir uma quantidade maior de alimentos.
Skinny
Não são completamente pelados. Têm um pouco de pêlo nas patas e focinho Tambem podem ter alguns pelos no dorso e bigodes O gene skinny é recessivo. Já existem exemplares da raça no Brasil.

Baldwin
Nascem com pelos, mas após os 7 dias de vida começam a perdê-los até ficarem completamente pelados. Perdem inclusive os bigodes. São menores e mais sensiveis do que os Skinnies e a sua saúde é mais delicada. Ainda é uma raça muito rara no Brasil.
